Os franceses acabaram elegendo as tribos gaulesas como o marco zero da sua história, já que estas habitavam o atual território da França antes que os romanos ocupassem a Gália, no século I. Esta herança gaulesa ocupa o lugar central no imaginário francês. Considerados celtas, hoje não se sabe como eles denominavam a si mesmos. Tal denominação é dada pelas civilizações que com eles interagiram. A origem da palavra é imprecisa, mas supõe-se que seja indo-européia, kel-kol, que significa "colonizador", ou keleto, que significa rápido, pois eles se deslocavam à cavalo em suas incursões guerreiras sendo por isso também destacados por sua velocidade. Outra hipótese linguística seria a grega, keltoi ou galatai, invasor, que dá origem ao gentílico "gálata", para depois a palavra latina gallus, em francês gaulois, ou seja, gaulês. Os gauleses eram festivos, briguentos, supersticiosos e grandes bebedores de cerveja.
Eles acabaram sendo dominados pelos romanos nos séculos seguintes. No entanto, a cultura gaulesa não desapareceu completamente, deixando muitas contribuições que acabaram sendo incorporadas pelos romanos e pelos povos que os sucederam. A cerveja não foi uma delas. Como todos sabem, a cultura do vinho na França é uma herança romana. Um exemplo mais preciso é o sabanote. Embora os sírios já tivessem inventado o sabonete séculos antes, sua função era restrita ao uso medicinal. Já os gauleses o utilizavam tal qual o conhecemos hoje, para higiene pessoal.
Com a queda do Império Romano no Ocidente, a Gália Romana viria a ser invadida e ocupada pelos francos, um povo de origem germânica. De origem indo-europeu, frank significava livre. Como de fato eles eram em relação ao povo romano. Desde já os francos nutriam uma rivalidade com os alamanos que deram origem aos alemães.
Napoleão III erigiu uma estátua de sete metros de Vercingetorix em 1865. O escultor foi Millet de Aimé, no local suposto de Alesia, local onde teria ocorrido a batalha em que Julio Cesar venceu definitivamente as tropas gaulesas dando início a romanização da Gália.
Nenhum comentário:
Postar um comentário