Os bispos, nas cortes medievais, eram os que estavam mais próximos ao Rei. No Tarô de Marselha ele é o Papa, o arcano do ato da bênção, da iniciação, da demonstração, do ensino. O Pontífice representa a forma ativa da inteligência humana, que traz principalmente as soluções lógicas. Significa também os pensamentos inspirados por um nível mais alto de consciência. Seu mito é o de Quíron, rei dos centauros, autoridade espiritual e mestre de todos os jovens da mitologia.
Além de representar a parte do ser humano que se eleva às questões do espírito, ele também é uma espécie de curandeiro ferido. Por meio da própria dor, pode avaliar e compreender a dor dos outros. A mim, ele, no jogo de xadrez, mais parece aqueles padres e bispos corruptos de histórias e peças como o dos Três Mosqueteiros. Parecem que comem sempre pelas beiradas e o computador sempre me arma belas armadilhas com eles. Por isso não encontrei relação com esta “aparência bondosa” do signo. Ele está mais para descobrir suas fraquezas e, logo em seguida, acabar com você.
Seu movimento propicia muito isso. Desloca-se à vontade nas diagonais, sendo as colunas e fileiras interditas a seu movimento. Porém, somente pode se movimentar nas casas da mesma cor que a da sua casa. O que não é tão mal. Colocado no centro do tabuleiro, o bispo controla treze casas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário